domingo, 29 de abril de 2012

Betinho & Seu Conjunto



O grupo musical denominado “Betinho e seu Conjunto”, foi criado em São Paulo/SP, no inicio dos anos 50.

Idealizado pelo guitarrista, cantor e compositor Alberto Borges de Barros (Betinho), o conjunto ganhou a seguinte formação: Betinho (Guitarra e vocal), Renatinho (Acordeon), Salinas (Piano), Navajas (Contrabaixo), Bolão (Sax), Pirituba e Rafael (Percussões e bateria).
Com estilo dançante, a proposta inicial do grupo era tocar em clubes, eventos diversos, bailes e fazer apresentações (shows). Para tanto, os rapazes tinham um repertorio eclético, pois tocavam jazz, bolero, samba, calypso, fox, cha cha cha e baião.
A estréia de Betinho e seu Conjunto, em disco, aconteceu em abril de 1953 na gravadora Copacabana, quando foi lançado um 78rpm, com as músicas “Baião e sobremesa” e “Betinho no choro”. Ainda naquele ano, o conjunto gravou mais três 78rpm.
O quinto disco do grupo, foi também um 78rpm, que a gravadora Copacabana lançou em 1954. O lado “A” desse disco, apresentava a canção “Neurastênico”, de autoria de Netinho e Nazareno de Brito. Podemos afirmar que trata-se do primeiro sucesso de Betinho e seu Conjunto.
Mas o grande sucesso dos rapazes, ficou reservado para o ano de 1957, quando eles gravaram seu nono 78rpm. O disquinho, também gravado na Copacabana, trazia do lado “A”, a canção “Enrolando o Rock”, assinada por Betinho e Heitor Carillo, música com forte influência do grupo Bill Halley an his Comets e com quem tiveram contato em sua primeira visita ao Brasil.
Naquele mesmo ano, graças ao sucesso alcançado, essa música “Enrolando o Rock”, seria incluída na trilha do filme Absolutamente Certo, estrelado por Anselmo Duarte e Odete Lara, outro rock n' roll que fez muito sucesso foi "Rock no Galinheiro".
Ainda em 1957, o cantor Cauby Peixoto, gravou o sucesso Enrolando o Rock, e no decorrer do tempo, outros interpretes também gravaram essa música, consolidando o êxito de Betinho e seu Conjunto, como interprete do novo ritmo.
Na seqüência, Betinho ampliou o espaço para o Rock’n roll, em seu repertório, e gravou Rock’s de sua autoria e versões originais, tanto assim, que no ano seguinte (1958), Betinho gravou o LP denominado “Rock’s & Calypso.”
“Betinho é o verdadeiro precursor do rock brasileiro” – quem diz isso é o único possível reclamante do posto, Tony Campello. “Além de unir qualidades como músico, compositor e cantor, ele também tinha um grande visual. O topete dele não ficava nada a dever ao do Little Richard.” O grande sucesso de Betinho em 1957, “Enrolando o Rock”, com letra em português e guitarra evidente, é um dos marcos do rock nacional. A canção fez parte da trilha do filme Absolutamente Certo, de Anselmo Duarte. Esse rock dançante se somou ao fox “Neurastênico” (1954) entre os hits do cantor. Apesar da importância, Betinho teve uma trajetória relativamente curta – já nos anos 60, converteu-se à fé evangélica e abandonou o rock.
Betinho faleceu aos 82 anos, no ano 2000.
É importante registrar que: Historiadores, escritores e pesquisadores, classificam Betinho e seu Conjunto, como sendo um dos primeiro grupos de Rock’n Roll do Brasil.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...