domingo, 29 de abril de 2012

RICKY NELSON


Popular cantor e compositor do estilo rockabilly/country norte-americano, em grande evidência na década de 50. Entre suas músicas, destacam-se Hello Mary Lou e I'm Walking, tendo chegado a vender 20 milhões de discos. Nas telas participou da produção Onde Começa o Inferno ("Rio Bravo" no Brasil), ao lado de John Wayne e Dean Martin, em 1959, na época já era um ídolo do rock n' roll.

Eric Hilliard Nelson nasceu em Teaneck, New Jersey, e foi o primeiro ídolo do rock cujo sucesso se iniciou ainda criança em shows de rádio de televisão. Durante a infância, foi vítima de ataques de asma e era magro e doente. Estreou na televisão ainda adolescente, em 1952. A partir de 1956, transformou-se num rapaz charmoso e atraente, um aluno ginasial exemplar na Bancroft Junior High. Até o início dos anos 60, sua carreira como cantor permanecia em alta.

Desde a estréia com A Teenager's Romance, uma gravação de 1957, até Just A Little, gravado no verão de 1959, todos os lançamentos de Ricky chegavam às paradas de sucesso. Em 1964, ele sofreu o mesmo destino de seus contemporâneos, com a invasão britânica nos Estados Unidos, liderada pelos Beatles. Sua carreira entrou em declínio. Numa apresentação em 1971, no Madison Square Gardens de Nova York, Rick interpretou antigas canções e tentou introduzir algumas novidades, mas foi mal recebido. Frustrado, o cantor produziu o álbum Garden Party (1972), alcançando a cifra de um milhão de cópias vendidas e surpreendendo os críticos. Infelizmente, foi seu último grande sucesso.

Em 8 de maio de 1961 (seu 21º aniversário), Nelson oficialmente modificado seu nome artístico de Ricky Nelson para Rick Nelson. No entanto, não muito tempo antes de sua morte prematura, Rick realizou um sonho. Ele conheceu seu ídolo, Carl Perkins, que, enquanto lembrava que eles eram os últimos da ‘raça rockabilly’, dirigida-se a Nelson como Ricky. Em 1963, Nelson assinou um contrato de 20 anos com a Decca Records. Após alguns sucessos iniciais com a gravadora, principalmente o de 1964, For You, um hit número 6 no Hot 100 da Billboard, a carreira de Rick Nelson chegou a um impasse dramático na esteira da invasão britânica.
Em meados dos anos 60, Rick começou a se mover em direção a música country, tornando-se pioneiro no gênero country-rock. Ele foi uma das primeiras influências do chamado California Sound (o que inclui cantores como Jackson Browne e Linda Ronstadt e bandas como os Eagles). Nelson ainda que não tenha atingido o Top 40 novamente, até 1970, quando gravou She Belongs To Me, de Bob Dylan, com a Stone Canyon Band, com o guitarrista de slide, Ric Mix.

Em 1972, Nelson chegou ao Top 40, uma última vez com Garden Party, uma música que ele escreveu em desgosto depois que a plateia do Madison Square Garden o vaiou, porque estava tocando músicas novas ao invés de apenas seus antigos sucessos. Quando ele executou uma dos Rolling Stones, Honky Tonk Woman, foi vaiado e corrido do palco. Ele assistiu ao resto da performance em um monitor de TV nos bastidores, e calmamente deixou o Madison Square Garden, sem voltar para o final. Ele queria gravar um álbum com material original, mas o single foi lançado antes do álbum porque não tinha completado o álbum Garden Party inteiro ainda. Garden Party chegou ao número 6 no Billboard Hot 100 e número 1 na parada Billboard Adult Contemporary e foi certificado como um single disco de ouro. O segundo single do álbum foi Palace Guard, que alcançou o número 65 nas paradas.

Rick Nelson estava com a MCA, no momento, e seu retorno foi de curta duração. Sua banda logo se demitiu, e a MCA queria um novo produtor em seu próximo álbum. Rick teve que montar uma nova banda Stone Canyon, e começou a turnê do álbum Garden Party. Ele ainda tocou em discotecas e bares, mas logo avançou para locais mais bem remunerados por causa do sucesso de Garden Party. Em 1974, álbuns como Windfall forma mal e ele tornou-se uma atração em parques temáticos como Knott Berry Farm e Disneyland. Ainda com sete anos de contrato para cumprir, a MCA o dispensou.

Em seu testamento, Ricky Nelson não incluiu sua ex-mulher, a noiva ou a mãe, tendo legado tudo para seus três filhos adultos e o menor, Sam, de doze anos. Conforme atestado por escrito, não deixava nada para a mãe porque ela está sendo bem cuidada neste momento, e nada para a noiva, Helen Blair porque este é o nosso desejo. Levando-se em conta que o cantor morreu aos 45 anos em acidente aéreo, é de se surpreender que já tenha cuidado desses detalhes com tamanha antecedência (parece que já tava prevendo).


Rick Nelson temia voar, mas se recusou a viajar de ônibus. Em maio de 1985, ele decidiu que precisava de um avião particular e comprou um luxuoso, de quatorze assentos, DC-3 1944 para uso privado que foi de Jerry Lee Lewis. Na turnê pelo sul, decolaram para Dallas, Texas, e o avião caiu em De Kalb, Texas, aproximadamente às 17:14h do dia 31 de dezembro de 1985. Sete pessoas morreram queda: Rick Nelson e sua noiva, Helen Blair, o baixista Patrick Woodward, o baterista Rick Intveld, o tecladista Andy Chapin, o guitarrista Bobby Neal e o road manager / sonoplasta Donald Clark Russell. Os pilotos Ken Ferguson e Brad Rank escaparam pelas janelas do cockpit, com Ferguson severamente queimado.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...